segunda-feira, 19 de abril de 2010
O cuidado em sua carência : o descuido
TEXTO elaborado pelas acadêmicas Arleth Petrolli e Silvana Bicca
Fonte: Leonardo Boff,Saber Cuidar,P. 161-162 1999.
HOME – Nosso planeta, nossa casa
Dirigido e roteirizado por Yann Arthus-Bertrand, com a colaboração de Isabelle Delanoy, o filme Francês de 2009, trata da evolução societária e biológica da Terra através de aproximadamente quatro bilhões de anos e de como o ser humano está agredindo desde a sua “aparição”.
Através destes, o diretor mostra como as primeiras formas de vida apareceram no nosso mundo e como o ser humano organizou-se junto com as outras formas de vida. Com esta organização e a evolução dos meios produtivos e de consumo através dos anos, o filme aponta o esgotamento da Terra após o ser humano utilizar todos os recursos inconseqüentemente.
O documentário não tem como foco apenas chocar a população, mas sim alertar que o momento de começarmos a mudança é agora. Em entrevista no site www.portaldecinema.com.br, o diretor coloca qual a mensagem central do filme/documentário:
Texto por Daiana dos Santos -
aluna de Ética e Desenvolvimento Sustentável/Canoas 2010
Tecnologia Social
Diante de tantas inovação da tecnologia que não para de crescer poluindo, excluindo milhares de trabalhadores que não acompanham este crescimento, desmatamento desenfreado, temos algo que surge com um novo olhar a tecnologia social:
Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodolo
gias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.
São exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro ( mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.
(http://www.tecnologiasocial.org.br/)
Se você conhecer alguma iniciativa deste porte conte nos!!!
Acadêmica de Serviço Social Kelly Aneres Ulbra Canoas 2010
Vulcão da Islândia
A questão é,este pode ser considerado um fenômeno natural,ou um castigo natural?A pergunta é tão clara,com base na tensão que os principais organismos internacionais, estão fazendo para que a.UE,organização que fiscaliza o transporte e o espaço aéreo internacional, libere com o máximo de urgência , todos os voôs possiveis.
Novamente estamos diante da ganância ,visando o acumulo de lucros, sem, se preocupar com o valor incalculável que têm a vida humana.
Fenômeno natural ou castigo natural? fonte jornal o Globo
http://oglobo.globo.com/mundo/
Plástico pode demorar dezenas de anos para se decompor na natureza, por isso reciclar é a melhor maneira de ajudar o planeta:
Após beber uma Coca-Cola, vc. irá jogar a garrafa no lixo, que depois irá para em um aterro.
Para isso não acontecer e incentir a reciclagem o pessoal da EMECO, criou uma cadeira de plástico feita de garrafas de plástico recicladas.
A 111 Navv Chair, como o nome já diz, é feita de 111 garrafas de plástico. O resultado é uma bela e resistente cadeira amiga do meio ambiente. A 111 Navv Chair será lançada em abril/2010 na feira de moveis de Milão.
,Fonte: http: //pensando verde.blogtv.uol
Aluna :Jane Valquiria Fischer - Serviço Social/Ulbra/Canoas
O local vem sendo, cada vez mais, usado por barcos pesqueiros e de turistas que não se preocupam com a biodiversidade do local. E o resultado disso é um número grande de botos-cinza, os famosos golfinhos, com lesões, tanto pequenas quanto graves.
Visite o site: www.ambientebrasil.com.br
Jane Valquiria Fischer - Serviço Social/Ulbra/Canoas