Mais conhecida como Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD) a ECO-92 foi realizada entre os dias 3 e 14 de junho de 1992 no Rio de Janeiro. O objetivo principal do evento era buscar meios de conciliar o desenvolvimento sócio-economico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.
Durante o evento consagrou-se o conceito de desenvolvimento sustentável contribuindo para conscientização de que os danos ao meio ambiente eram de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se a necessidade de apoio financeiro e tecnológico aos países em desenvolvimento para alcançarem o Desenvolvimento Sustentável.
História
No ano de 1992 no Rio de Janeiro, representantes de vários países do mundo reuniram-se para decidir medidas para diminuir a degradação ambiental garantindo existencia de próximas gerações.
Na conferência onde estiveram presentes chefes de Estados e ONGS, foi introduzido a idéia do Desenvolvimento Sustentável, um modelo de crescimento econômico com menos consumismo e mais adequado ao aquilíbrio ecológico.
A Carta da Terra, foi o documento oficial elaborado na Rio 92, a partir de três convenções: Biodversidade, Desertificação e Mudanças Climaticas, declarando princípios sobre florestas e a Agenda 21.
Para saber mais sobre o que aconteceu após a 10 anos da Eco 92 acesse o site: http://veja.abril.com.br/em-dia/eco-92-303114.shtml
E veja também o vídeo manifestação simples da menina Sevem Suzuki e que após 16 anos nota-se que nada mudou.