sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Considerações sobre o Livro Serviço Social e Meio Ambiente

Um dos grandes méritos da problemática ambiental tem sido provocar análises e possibilidades apresentadas a diversas áreas do conhecimento. Assim, é bem vindo este livro, que mostra como os Serviço Social se posiciona em relação ao tema e abre novos questionamentos.

Referência Bibliográfica:
Aguado, Octavio Vásquez. Gómez,José André Domínguez. Pérez, Alejandro Gaona,(orgs); Serviço Social e Meio Ambiente, tradução de Silvana Cobucci Leite; revisão técnica de Marcos Reigota.-2.ed. - São Paulo, Cortez, 2007.

2 comentários:

  1. Um assunto de extrema importância para hoje e muito mais para o futuro: Natureza, nature, natur, priroda, природа, 自然.
    Claramente há os que pensam que não fazendo seu papel para amenizar o “horror” que se tem visto fazer com nosso planeta em temática como foco o meio ambiente, que não irão ser punidos no presente. E estão certos.
    Não querendo ser maçante no artigo, buscando um pouco na religião, o Xintoísmo, basicamente a religião restrita aos nossos vizinhos de planeta, os ocidentes; defendem dignidade divina a tudo o que pertença à natureza, como o sol, outros astros, montanhas, rios, lagos, bosques e a cada árvore, pedra, etc. São portanto motivos de felicidade alcançada somente aqui nesta vida terrena, quando vivida em equilíbrio com o universo natural. Existe um pensamento do qual se dá grande valor à natureza, da qual compartilhamos a essência em amplo aspectos. Devemos pegar este exemplo!!
    Ademais somos tão arrogantes e soberbos com um simples ato, de certa forma ingênuo, ao jogarmos algo no chão, lixo, e depois enchemos a boca e por sentimento uma revolta com a política que não nos dá saúde pública.
    Saúde pública ao meu ponto de vista deve sim partir de pessoas capacitadas, dentro de seus partidos popularmente escolhidos por nós mesmos, manipulados ou não em termos de voto; porém, se pararmos para pensar, no momento em que jogamos um papel desnecessário de nosso bolso ao chão, a chuva, da qual temos a dádiva de ter em nossa região freqüentemente, leva este papel aos canos que não dão conta de tantas atitudes mal pensadas de nós mesmos, passíveis de erros como todo ser humano, e este entope. Entupiu? Água suja para tudo que é lado, coliforme , mosquitos, etc etc presentes sendo causa de doenças fatais. E quem fica de responsável nisso tudo? Somos nós mesmos.
    Pensemos nos nossos futuros primogênitos e tratemos bem nossa natureza. O benefício simplesmente somos nós que teremos com o tempo.
    Engraçado que tem tanta gente que tem poupança em bancos para guardar seu dinheiro e não pensa no mais simples. Paremos um segundo: O capitalismo realmente tomou conta.
    Com todos estes embasamentos podemos SIM colaborar para se ter uma sociedade sustentável que pressupõe um meio-ambiente sustentável e, por fim, de um planeta sustentável.

    Anonymous......

    'You hate me, I hate me, now why can't we just hate me over a cup of coffee?

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, nós envolvidos com o Serviço Social não poderíamos deixar de registrar nossa preocupação com o Meio Ambiente. Preocupar-se com ele é preocupar-se com o próximo e preocupar-se com o próximo é a essência de nosso trabalho. O que afeta positiva ou negativamente o Meio ambiente,afeta igualmente o mundo em que vivemos. Devemos fazer cada um a sua parte, e NÓS ESTAMOS FAZENDO!!
    PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS DE ÉTICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PELA INICIATIVA!!

    ResponderExcluir